terça-feira, 27 de setembro de 2011

Texto expositivo - argumentativo

Turma do 8° ano do QI, estou postando o conteúdo sobre texto expositivo, gênero textual explicado e já estudado em sala de aula.

Procurem imprimir esta postagem para levá-la para a sala de aula, ok?

Abração e até sexta!

Texto expositivo - argumentativo


O texto expositivo-argumentativo procura defender uma tese, apresentando dados e observações que a confirmem. Este discurso, onde se valoriza a capacidade de apreensão, de construção e de expressão de argumentos, é constituído por uma ideia principal confirmada por dados e razões que defendem a opinião emitida. Consente, por isso, a possibilidade de se polemizar em torno de uma questão e de se recorrer a outros referentes como suporte da estratégia de argumentação.O texto argumentativo procura defender uma tese, apresentando dados e observações que a confirmem. Deve expor com clareza e precisão as razões que levam à defesa de uma opinião sobre o tema. Convém, na construção do texto, ser concreto e objetivo, evitando pormenores desnecessários; fazer raciocínios corretos e claros, incidindo no que é importante; evitar argumentos pouco explícitos.
O texto expositivo remete para a ideia de explanar ou explicar um assunto, tema, coisa, situação ou acontecimento, que se pretende desenvolver ou apresentar, em pormenor, referindo o tempo, o espaço, a importância ou as circunstâncias do seu acontecer.O discurso expositivo tem por objetivo informar, definir, explicar, aclarar, discutir, provar e recomendar alguma coisa, recorrendo à razão e ao entendimento. Na organização do texto expositivo, é necessário escolher o tema a desenvolver, definir o propósito que perseguimos ou os objetivos, conhecer o destinatário da exposição, pesquisar a informação sobre o tema, selecionar os dados de interesse, elaborar um guião com o plano do que se vai escrever ou dizer, estruturar de forma ordenada a informação, recorrer a materiais de suporte como imagens, gráficos, diagramas, slides em powerpoint ou flash... .
A exposição escrita surge, com frequência, sob as formas de texto informativo-expositivo ou expositivo-argumentativo. O informativo-expositivo tem por finalidade a transmissão de informações e indicações que digam respeito a factos concretos e referências reais; o expositivo-argumentativo procura defender uma tese, apresentando dados e observações que a confirmem. Deve expor com clareza e precisão as razões que levam à defesa de uma opinião sobre o tema.

Como referenciar este artigo:texto expositivo-argumentativo. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2011. [Consult. 2011-09-28].Disponível na www: .

Texto informativo ou expositivo


Um texto informativo é aquele no qual se apresentam, de forma neutra e objetiva, determinados fatos ou realidades. A diferença da argumentação, mediante o texto expositivo não se tenta convencer, senão mostrar. Agora bem, esta diferença abstrata não sempre é tão evidente nos textos concretos, pelo que muitas vezes se fala de textos “expositivo-argumentativos”. Exemplos: típicos de texto expositivo são os textos científicos. A finalidade destes textos é informar.
Existem dois tipos de textos Informativos:

1.Textos divulgativos ou noticiários.


É o tipo de texto expositivo que vai dirigido a um público amplo que usa informação pouco específica e léxico formal, isto é não técnico nem especializado. Encontramo-lo em apontes, livros de texto, enciclopédias, exames, conferências, etc.

2.Textos especializados ou argumentativos.


É o tipo de texto expositivo especializado que está dirigido a um público específico de uma área de conhecimento determinado que requer ou usa um léxico especializado e informação técnica. Encontramo-lo em relatórios, leis, artigos de investigação científica, etc.

As características dos textos divulgativos são:


· Informa clara e objetivamente sobre um tema de interesse geral.
· Vai dirigida a um público maioritário.
· É de fácil entendimento.
· Utiliza um vocabulário regular.
· Possui objetividade.

As características dos textos especializados:


· Informa sobre um tema muito concreto.
· Vai dirigida a um receptor experiente no conteúdo tratado.
· Resulta de difícil entendimento para quem não conhece o tema.
· Usa uma terminología específica.
· Apresenta grande objetividade.

Exemplo de Texto informativo:

Desafios brasileiros: ensino público


O brasileiro desconfia da educação pública - e com razão. As avaliações mostram que os estudantes não aprendem o que deveriam e que as escolas ficam aquém das equivalentes privadas. É preciso mudar essa realidade. E rápido. Entenda a questão em profundidade e conheça as propostas dos presidenciáveis.
Sem investir na educação, o Brasil jamais será capaz de se transformar num país desenvolvido. Essa é a percepção da população brasileira sobre o assunto, sinalizada numa pesquisa divulgada nesta sexta-feira pelo Ibope e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O estudo traça um panorama da educação no Brasil e faz parte da série Retratos da Sociedade Brasileira.
Os resultados, aos quais VEJA.com teve acesso, mostra que a população do país enxerga essa área como uma dos mais importantes para que o país tenha uma economia forte e estável. Conforme a sondagem, 61% dos entrevistados concordam totalmente com a afirmação de que “a baixa qualidade do ensino vai prejudicar o desenvolvimento do país”.
Participaram do levantamento 2.002 pessoas, homens e mulheres, com idade entre 16 e 70 anos, de todo o Brasil. O grau de instrução dos entrevistados varia entre a 4ª série do ensino fundamental e o ensino superior. A pesquisa foi conduzida por meio de um questionário aplicado entre os dias 18 e 21 de junho. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro estimada é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

Os dados da pesquisa Ibope/CNI levantam importantes questões, como a qualidade do ensino público, a capacidade pedagógica dos professores, a necessidade de investimento na profissionalização dos alunos, a privatização das universidades públicas e até o conteúdo programático vigente nos colégios hoje. Para a maioria dos entrevistados, "a escola cumpre cada vez menos o seu papel de ensinar disciplinas essenciais, como Português e Matemática".
O ensino particular é considerado melhor do que o público. Em todos os níveis - fundamental, médio e superior -, as instituições privadas apresentam as melhores médias de avaliação, mesmo entre o público de baixa renda e com menor escolaridade. Em uma escala de 0 a 100, as escolas privadas foram consideradas melhores na educação fundamental (76,4 pontos contra 58,6), no ensino médio (75,6 pontos contra 59,3), na educação profissionalizantes (75,6 pontos contra 63,9) e na educação superior (75,6 pontos contra 66). As demais etapas da vida escolar, ou seja, ensino médio, profissionalizante e superior, também se destacam nas instituições privadas. A segurança foi apontada como o maior problema das escolas públicas no quesito qualidade das instituições gratuitas. O relacionamento do corpo docente com os pais dos alunos foi o item de pior média na avaliação do trabalho dos professores.

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